sexta-feira, 20 de março de 2009

IBGE: varejo fecha 2008 com alta de 9,1% nas vendas

Terça, 17 de fevereiro de 2009, 9h04


Fonte: Redação Terra

ECONOMIA NACIONAL

IBGE: varejo fecha 2008 com alta de 9,1% nas vendas

Atualizada às 9h27

Daniel Gonçalves
Direto do Rio de Janeiro
Especial para o Terra

Apesar do resultado ruim no quarto trimestre, o comércio varejista do País terminou 2008 com alta acumulada de 9,1% nas vendas e de 15,1% na receita nominal, informou nesta terça-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em dezembro, o setor registrou a terceira queda mensal consecutiva, de 0,3% nas vendas e de 0,6% na receita nominal, ambos na comparação com o mês anterior, na série com ajuste sazonal.

Mesmo com uma aumento das vendas em 2008, o desempenho ficou abaixo do registrado em 2007, quando as vendas cresceram 9,7% em relação ao ano anterior.

"Na comparação com dezembro de 2007, o volume de vendas cresceu 3,9%, enquanto a receita aumentou 9,6%", apontou o IBGE. Neste tipo de comparação, sete das oito atividades pesquisadas tiveram alta nas vendas, com destaque para hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,5%) e móveis e eletrodomésticos (4,5%).

Na comparação anual, a alta de 9,1% nas vendas foi justificada pelo IBGE por conta do desempenho do setor hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que teve alta de 5,5% e respondeu por 29% do total da alta do setor verificada no ano passado.

"Este desempenho reflete, principalmente, o aumento do poder de compra da população, decorrente do aumento da massa de salário da economia (obtida pela melhora da renda e do emprego) e da expansão do crédito, conforme informações da Pesquisa Mensal de Emprego - (PME do IBGE) e do Relatório do Banco Central do Brasil", apontou o levantamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário